Categoria:Pós Graduação
Mestrado Profissional em Música:
O Mestrado Profissional em Música é o segundo Programa de música na região Centro-Oeste e o único da região da Amazônia Legal. Ele tem como objetivo qualificar os profissionais já atuantes no mercado, oferecendo ferramentas que auxiliem seus processos de trabalho para alcançar melhores resultados.
A Pós-graduação pode ser compreendida como um espaço estratégico do ponto de vista regional, podendo ser utilizada para o aprimoramento da educação desde o nível básico, no papel de promover mobilidade social e, também, para a internacionalização de potencialidades locais.
O PDI (2019-2023) da UFMT recomenda que a Pós-graduação cumpra a função social de preparar técnica e cientificamente profissionais especializados e qualificados e que atenda satisfatoriamente às demandas que emergem do âmbito social tanto no estado de Mato Grosso quanto na região Centro-Oeste ou na Amazônia Legal.
A Avaliação de Propostas de Cursos Novos (APCN) traz o objetivo do curso:
O Curso de Mestrado Profissional em Música da Faculdade de Comunicação e Artes da Universidade Federal de Mato Grosso tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento humano, artístico e crítico-reflexivo de profissionais experientes que buscam compreender, desenvolver e investigar práticas, processos, ou produtos profissionais nas diversas áreas que a música pode oferecer por meio de uma qualificação especializada fundamentada na pesquisa aplicada ao desenvolvimento de processos educativos, artísticos, culturais, tecnológicos, patrimoniais, nos contextos regional e brasileiro. (APCN, 2022, p. 8).
Dessa forma, o Mestrado Profissional em Música pretende oferecer aos alunos um desenvolvimento humano, artístico e crítico-reflexivo por meio de uma qualificação especializada, tendo seu corpo docente como facilitador, fundamentada na pesquisa aplicada ao desenvolvimento de processos educativos, artísticos, culturais, tecnológicos e patrimoniais que se relacionam ao campo profissional de cada aluno.
A área de concentração – Música, Cultura, Sociedade – e as linhas de pesquisa - Processos e produtos educativos e sociais e Processos e produtos de criação e performance – do Curso de Mestrado Profissional em Música do Departamento de Artes da Universidade Federal de Mato Grosso estão baseadas no perfil profissional diversificado dos docentes. Este perfil se caracteriza tanto por suas atuações artísticas, educativas e tecnológicas quanto acadêmicas, por meio dos três pilares ensino-pesquisa-extensão. Como resultado, pensando no foco de um mestrado profissional, temos a geração de produtos acadêmicos que contemplem as necessidades do campo de trabalho dos discentes.
A área de concentração dá uma visão ampla da área, mas permite aprofundamentos de acordo com as duas linhas de pesquisa. Cada linha de pesquisa visa dialogar com a experiência profissional prévia e/ou projetos de pesquisa e/ou extensão dos docentes do departamento.
A linha de pesquisa Processos e produtos educativos e sociais contempla propostas na área de educação musical e de proteção e promoção da cultura em diferentes contextos e processos educativos. Também aborda ensino e aprendizagem de instrumentos, formação docente e aplicação de tecnologia em educação musical. Os trabalhos de natureza qualitativa para compreender metodologias de ensino e aprendizagem, o desenvolvimento de materiais educativo-musicais, a elaboração e a aplicação de novas abordagens de ensino de música ou de instrumento, a editoração de materiais e os processos de produção e gestão culturais são alguns exemplos de projetos nesta linha.
A linha de pesquisa Processos e produtos de criação e performance contempla propostas artísticas a partir da criação e performance. Trabalhos que envolvam, de forma crítico-reflexiva, a interpretação e composição de obras musicais com ou sem intersecção com outras linguagens, gestão e produção artística, registro e gravação de obras artísticas são exemplos de projetos na linha.
A estrutura curricular é formada pelos seguintes componentes curriculares:
- 06 créditos em seminários obrigatórios (SO).
- 09 créditos em seminários da linha de atuação e pesquisa (SLAP).
- 12 créditos em atividades orientadas para produto acadêmico (AOPA).
O aluno deverá completar um total de 27 créditos, além da realização de um trabalho de titulação (qualificação e produto acadêmico) e da proficiência em uma língua estrangeira acreditada pela UFMT.
O corpo docente é atualmente formado por 10 docentes permanentes e 1 colaborador. Está caracterizado pela diversidade de perfis profissionais e de formação, tocando nas áreas da educação musical, performance, composição e musicologia, necessários e adequados ao atendimento efetivo dos objetivos do Mestrado Profissional em Música. Dentre estes 11 docentes, quatro atuam em outros PPGs.
A caracterização dos distintos perfis profissionais e de formação dos docentes que compõem o Programa, como também a produção resultante das atividades de pesquisa, é refletida na estruturação geral, nas linhas de pesquisa e nos componentes curriculares deste Programa. Esta diversidade se relaciona à estruturação funcional do curso, pois dessa forma pode atender aos perfis profissionais diversos dos discentes.
A produção docente nos últimos anos se articula com os objetivos propostos pelo Mestrado Profissional em Música e nas duas linhas de pesquisa. A existência de produção técnica, científica e artística relevantes vem ao encontro da articulação entre os conhecimentos provenientes de pesquisas na área da música e da produção de conhecimentos de diferentes naturezas ligadas à música. Assim, essa produção tem o potencial de contribuir no desenvolvimento da pesquisa em música, assim como na aplicação dos seus resultados nos contextos da região Centro-Oeste e da Amazônia Legal. Ela consiste em produtos bibliográficos, artísticos, técnicos, de produção e gestão, entre outros.
Páginas na categoria “Pós Graduação”
As seguintes 3 páginas pertencem a esta categoria, de um total de 3.