Mudanças entre as edições de "Mobilidade acadêmica nacional e entre campi"
inter>Leandro |
m (uma edição) |
(Sem diferença)
|
Edição das 12h13min de 16 de setembro de 2019
O que é
Um programa que possibilita vínculo temporário dos estudantes de graduação com diferentes Instituições Públicas de Ensino Superior ou entre os Campi da UFMT.
Quem pode
Somente poderá candidatar-se ao Programa o estudante que estiver regularmente matriculado numa Instituição Pública de Ensino Superior que tenha concluído pelo menos vinte por cento (20%) da carga horária de integralização do curso de origem (§ 1º da Cláusula 2ª do Convênio ANDIFES); e que tenha no máximo duas reprovações acumuladas nos dois períodos letivos que antecedem o pedidode mobilidade.
O prazo máximo de afastamento é de dois semestres letivos podendo, em caráter excepcional, e a critério das Instituições envolvidas, ser prorrogado por mais um semestre. O estudante pode ser apoiado, durante o período de mobilidade, por bolsa. Portanto, existe mobilidade com bolsa e sem bolsa. Para a hipótese de que o estudante queira fazer a mobilidade com bolsa, precisa aguardar Edital específico para esta situação.
Aluno
Como
O aluno interessado, sem bolsa, deve abrir processo de solicitação, no Protocolo Central do campus, endereçado à coordenação do próprio curso. Aluno que se interessa pelo programa, com ajuda de custo – bolsa mobilidade – precisa aguardar publicação de edital para se inscrever e participar de processo seletivo específico. O plano de estudos a ser realizado durante a mobilidade faz parte da documentação exigida e sua elaboração é atribuição do colegiado de curso. No entanto, o interessado pode sugerir um plano de estudos. O colegiado, após estudar e, se necessário, modificar o plano de estudos, aprova-o e aprova a mobilidade. O estudante em mobilidade (aprovado em processo seletivo específico para concessão de bolsas) tem direito à bolsa mobilidade para poder residir e alimentar-se no novo local de estudos.
Quando
Consulte o calendário acadêmico para averiguar os prazos para pedido de mobilidade e a data provável de publicação do Edital no portal da UFMT. Estude-o cuidadosamente e atenda a todos os requisitos ao se candidatar ao processo de seleção para a mobilidade acadêmica. O não cumprimento de requisito pode ocasionar a negação da solicitação.
Onde
Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG).
Telefone: (65) 3313-7216
E-mail: mobilidadeproeg@ufmt.br
Mais informações: acesse
Coordenação
Ações da coordenação Ação 1
Analisar as ementas/programas das disciplinas a serem cursadas pelo estudantena universidade que, possivelmente, o receberá.
Ação 2
Apresentar a solicitação do estudantee o plano de estudos ao colegiado de curso, para apreciação e deliberação.
Ação 3
Se aprovado, encaminhar o processo, com a devida documentação, à Coordenação de Ensino de Graduação/Proeg, que procederá à tramitação entre a UFMT, universidade receptora e estudante.
Ação 4
Apresentar à análise do Colegiado de Curso o aproveitamento dos estudos realizados pelo estudantena instituição receptora.Deve ser consignado no processo, que retorna à Proeg e posterior encaminhamentoao setor de registro acadêmico para registro.
Ação 5
Dúvidas podem ser dirimidas com a Gerência de Estágio e Mobilidade/Proeg- Telefone: (65)3313-7216 E-mail: jussane@ufmt.br.