Mudanças entre as edições de "Mobilidade acadêmica nacional e entre campi"

De wiki.ufmt
Ir para: navegação, pesquisa
Linha 23: Linha 23:
===Responsabilidades da coordenação de curso ===
===Responsabilidades da coordenação de curso ===


* Analisar as ementas/programas das disciplinas a serem cursadas pelo estudantena universidade que, possivelmente, o receberá.
* Analisar as ementas/programas das disciplinas a serem cursadas pelo estudante na universidade que, possivelmente, o receberá.


* Apresentar a solicitação do estudante e o plano de estudos ao [[Colegiado de Curso | colegiado de curso]], para apreciação e deliberação.
* Apresentar a solicitação do estudante e o plano de estudos ao [[Colegiado de Curso | colegiado de curso]], para apreciação e deliberação.
Linha 29: Linha 29:
* Se aprovado, encaminhar o processo, com a devida documentação, à Coordenação de Ensino de Graduação/[[PROEG]], que procederá à tramitação entre a UFMT, universidade receptora e estudante.
* Se aprovado, encaminhar o processo, com a devida documentação, à Coordenação de Ensino de Graduação/[[PROEG]], que procederá à tramitação entre a UFMT, universidade receptora e estudante.


* Apresentar à análise do Colegiado de Curso o aproveitamento dos estudos realizados pelo estudantena instituição receptora. Deve ser consignado no processo, que retorna à [[PROEG]] e posterior encaminhamento ao setor de registro acadêmico para registro.  
* Apresentar à análise do Colegiado de Curso o aproveitamento dos estudos realizados pelo estudante na instituição receptora. Deve ser consignado no processo, que retorna à [[PROEG]] e posterior encaminhamento ao setor de registro acadêmico para registro.


== Quando pode ser solicitado? ==
== Quando pode ser solicitado? ==

Edição das 15h46min de 7 de agosto de 2020


O que é?

Um programa que possibilita vínculo temporário dos estudantes de graduação com diferentes Instituições Públicas de Ensino Superior ou entre os Campi da UFMT.

Quem pode solicitar?

Somente poderá candidatar-se ao Programa o estudante que estiver regularmente matriculado numa Instituição Pública de Ensino Superior que tenha concluído pelo menos vinte por cento (20%) da carga horária de integralização do curso de origem (§ 1º da Cláusula 2ª do Convênio ANDIFES); e que tenha no máximo duas reprovações acumuladas nos dois períodos letivos que antecedem o pedidode mobilidade.

O prazo máximo de afastamento é de dois semestres letivos podendo, em caráter excepcional, e a critério das Instituições envolvidas, ser prorrogado por mais um semestre. O estudante pode ser apoiado, durante o período de mobilidade, por bolsa.

Portanto, existe mobilidade com bolsa e sem bolsa.

Para a hipótese de que o estudante queira fazer a mobilidade com bolsa, precisa aguardar Edital específico para esta situação.

Como esse serviço é feito?

Aluno

O aluno interessado, sem bolsa, deve abrir processo de solicitação, endereçado à coordenação do próprio curso. Aluno que se interessa pelo programa, com ajuda de custo – bolsa mobilidade – precisa aguardar publicação de edital para se inscrever e participar de processo seletivo específico.

O plano de estudos a ser realizado durante a mobilidade faz parte da documentação exigida e sua elaboração é atribuição do colegiado de curso. No entanto, o interessado pode sugerir um plano de estudos. O colegiado, após estudar e, se necessário, modificar o plano de estudos, aprova-o e aprova a mobilidade. O estudante em mobilidade (aprovado em processo seletivo específico para concessão de bolsas) tem direito à bolsa mobilidade para poder residir e alimentar-se no novo local de estudos.

Responsabilidades da coordenação de curso

  • Analisar as ementas/programas das disciplinas a serem cursadas pelo estudante na universidade que, possivelmente, o receberá.
  • Apresentar a solicitação do estudante e o plano de estudos ao colegiado de curso, para apreciação e deliberação.
  • Se aprovado, encaminhar o processo, com a devida documentação, à Coordenação de Ensino de Graduação/PROEG, que procederá à tramitação entre a UFMT, universidade receptora e estudante.
  • Apresentar à análise do Colegiado de Curso o aproveitamento dos estudos realizados pelo estudante na instituição receptora. Deve ser consignado no processo, que retorna à PROEG e posterior encaminhamento ao setor de registro acadêmico para registro.

Quando pode ser solicitado?

De acordo com data estabelecida no calendário acadêmico.

Unidades responsáveis

Ferramentas pessoais
Espaços nominais

Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas