Auxílios e Bolsas
O que são
Ações da Universidade, através da PRAE – Pró-Reitoria de Assistência Estudantil para apoiar o estudante a fim de que, após o acesso à Universidade, o estudante possa nela permanecer e obter sucesso em sua graduação.
Quais são
Abaixo uma lista para que você saiba que existem e queira candidatar-se a um ou mais desses auxílios.
Exceto o Acolhimento Imediato, os demais dependem de Editais ou períodos indicados no calendário acadêmico.
O mais indicado, é acessar ao site oficial da PRAE.
Tipos de auxílio
- Acolhimento a estudante de baixa renda de outros municípios, ao chegar ao campus. No site da PRAE você encontra o número telefônico de referência em cada campus.
- Subsídio a estudante de baixa renda, cuja família não reside no município do campus em que estuda, para gastos com moradia.
- Auxílio para apoiar estudante na apresentação de trabalhos a eventos científicos.
- Auxílio a estudante em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
- São bolsas concedidas a estudantes que se proponham apoiar, individualmente ou em grupo, acadêmicos que precisam de apoio para melhorar o próprio desempenho acadêmico.
- Saúde:
- Terapia Comunitária Integrativa, serviço presente no campus de Cuiabá.
- Concedida a interessados, mediante processo seletivo em conformidade com edital publicado no portal da UFMT.
Observação: é importante saber que a soma de todos os benefícios pecuniários recebidos pelo/a estudante da UFMT não poderá ultrapassar o valor de 1,5 salário mínimo (um salário mínimo e meio).
Entende-se por benefícios pecuniários: bolsas acadêmicas pagas com recursos da UFMT, do CNPq, da CAPES, do MEC e de outros Ministérios, das Fundações de Apoio - FAPEMAT entre outras, da remuneração de Estágio em órgãos públicos, privados e organizações não governamentais e de outros benefícios recebidos pelo estudante relacionados ao ensino, à pesquisa, à extensão, à cultura, ao esporte e à vivência acadêmica.