Mapeamento de Processo
O mapeamento de processos é a identificação da sequência lógica das atividades que compõem um processo e de outros elementos que interagem com o fluxo de trabalho, e dependendo do objetivo do mapeamento, ele é mais ou menos detalhado. A notação mais comum para mapeamento de processos é a BPMN (Business Process Model and Notation), que define os elementos presentes no diagrama.
A unidade administrativa responsável pela disseminação da cultura de gestão de processos, e quem realiza os treinamentos na UFMT sobre este tema é o Escritório de Projetos e Processos - EPP.
No site do EPP podem ser encontrados os mapeamentos realizados pela equipe do escritório ou por servidores capacitados:
Como solicitar o mapeamento de processos?
- Verifique se a sua unidade possui servidor que já foi capacitado pela equipe do EPP. As capacitações são ofertadas para diluir as demandas de mapeamento de processo entre todas as unidades. O EPP reforça que está a disposição para tirar dúvidas e auxiliar a pessoa da unidade que for realizar o mapeamento.
- Caso não haja ninguém capacitado, a unidade pode solicitar por ofício via Sistema Eletrônico de Informação (demandas devem ser encaminhadas para a unidade VICE-REITORIA - EPP - SECRETARIA).
Quero mapear os processos do meu setor, existem materiais de apoio disponíveis?
O EPP disponibiliza em sua página materiais usados nas oficinas:
Como saber das capacitações que o EPP oferta?
As capacitações ofertadas pelo EPP são listadas em sua | página oficial e, quando voltadas para o desenvolvimento do servidor, são realizadas em parceria com a [SGP - CDH - Gerência de Capacitação e Qualificação | Gerência de Capacitação e Qualificação].