Pesquisador Associado
Pesquisador Associado é aquele que não tem vínculo empregatício ativo com a UFMT e que conduz pesquisa de interesse de unidade acadêmica desta, podendo ser docente de outra IES, Bolsista de Pesquisa ou de apoio técnico à pesquisa, pesquisador ou professor aposentado ou pesquisador autônomo, que trabalha associado a servidor docente da UFMT, e/ou junto à Núcleo de Pesquisa e/ou Programa de Pós-Graduação sediado na UFMT". A norma que trata dos procedimentos para se tornar pesquisador associado é a Resolução CONSEPE nº 146, de 11 de dezembro de 2017.
Credenciamento
Para se credenciar como pesquisador associado, é necessário:
- Iniciar processo no SEI contendo plano de trabalho e declaração de ciência de não existência de vínculo empregatício com a UFMT;
- Submeter o plano de trabalho para aprovação das instâncias envolvidas (Colegiado de curso, Direção de Instituto ou Faculdade, Núcleo de Pesquisa ou Programa de Pós-Graduação).
- Após as devidas aprovações, o processo deve ser encaminhado para a Secretaria da PROPEQ;
- Emissão de credenciamento pela PROPEQ, com a devida publicação da decisão.
O credenciamento como pesquisador associado é vigente por dois anos a contar da data da decisão PROPeq.
Renovação do Credenciamento
O credenciamento é renovável a cada dois anos e deve ser solicitado com antecedência de 30 dias. É item obrigatório para que o participante possa receber bolsa ou remuneração de qualquer tipo da Fundação Uniselva.