Certificação de grupos de pesquisa
Definição
De acordo com o Diretório de Grupos de Pesquisa, um grupo de pesquisa é definido como um conjunto de indivíduos organizados hierarquicamente em torno de uma ou, eventualmente, duas lideranças:
-
<il>Cujo fundamento organizador dessa hierarquia é a experiência, o destaque e a liderança no terreno científico ou tecnológico;
<il>No qual existe envolvimento profissional e permanente com a atividade de pesquisa;
<il>Cujo trabalho se organiza em torno de linhas comuns de pesquisa que subordinam-se ao grupo (e não ao contrário); e
<il>Que, em algum grau, compartilha instalações e equipamentos.
A Pró-Reitoria de Pesquisa é a unidade responsável pela indicação de líderes e pela certificação de grupos de pesquisa da instituição.
IMPORTANTE: O conceito de grupo admite aquele composto de apenas um pesquisador e seus estudantes. Casos atípicos serão analisados pela Pró-Reitoria de Pesquisa.
Normas e orientações
Instrução Normativa n.º 001/2015 <http://www.ufmt.br/propeq/arquivos/2ca8c29ec4e571806b39923e086931ba.pdf>
Requisitos do líder
De acordo com a IN n.º 001/2015, o líder deve:
- <il>Ser obrigatoriamente doutor e servidor docente;
<il>Possuir projeto registrado na PROPeq, dentro da área de pesquisa do grupo;
<il>Responder pela coordenação, planejamento de trabalho do grupo de pesquisa, atualização das informações referentes ao grupo e seus componentes junto ao órgão Dirigente, Pró-Reitoria de Pesquisa e junto ao Diretório de Grupo de Pesquisa no CNPq;
<il>Observar a coerência das produções dos membros do grupo com as linhas de pesquisa, bem como incentivar e acompanhar as investigações desenvolvidas pelos membros sob sua liderança;
<il>Ter experiência comprovada em pesquisa, com destaque para a área de conhecimento e de atuação do grupo de pesquisa;
<il>Ter experiência comprovada em orientação de trabalhos científicos, em duas ou mais modalidades de pesquisa, sendo estas: trabalho de conclusão de curso, monografia de pós-graduação latu sensu, mestrado stricto sensu ou profissional, doutorado, supervisão de pós-doutorado e iniciação científica;
<il>Ter produção acadêmica reconhecida nos últimos 05 anos.
IMPORTANTE: casos excepcionais, com justificativa, serão analisados pela Pró-Reitoria de Pesquisa
Como solicitar
A solicitação deve ser encaminhada por meio de processo eletrônico (SEI) à Secretaria da PROPeq, contendo obrigatoriamente:
<il>Formulário para Criação/Reformulação de grupo de pesquisa (Anexo) com a aprovação do Colegiado de Departamento ou equivalente e da Congregação do Instituto/Faculdade ao qual o docente esteja vinculado. Será permitido ad referendum de apenas uma instância; <il>Currículo Lattes atualizado do candidato a líder.
IMPORTANTE: As instâncias colegiadas deverão avaliar o pedido observando os critérios e exigências contidas na IN n.º 001/2015. A solicitação será analisada pela Pró-Reitoria de Pesquisa. - Se houver parecer favorável, a PROPeq irá iniciar, junto ao CNPq /DGP- Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil, o processo de indicação de líder/certificação do grupo. - Em caso de parecer desfavorável, a proposta retornará ao proponente.
Reformulação
É assim considerado todo procedimento que modifique o status do grupo no DGP, tornando necessária uma nova certificação do grupo pela autoridade institucional. Nessa categoria se enquadram a inclusão de novas linhas de pesquisa e a alteração de líder. Pedido de reformulação deve ser encaminhado via processo eletrônico, contendo:
-
<il>Informações gerais do grupo (nome, líder e resumo das últimas produções);
<il>Especificação da reformulação pretendida, com justificativa;
<il>Currículo Lattes do candidato a líder, quando a solicitação envolva alteração de líder.
Atualização da produção
Recomenda-se a atualização constante dos dados relativos ao grupo. Por meio dessas informações, facilita-se o intercâmbio entre pesquisadores/grupos – é possível saber quem o lidera, em qual instituição se encontra, o que está pesquisando e o que produziu recentemente. Além disso, o DGP forma uma extensa base de dados que representa a memória da atividade científico-tecnológica brasileira.
Exclusão
A exclusão de um grupo certificado poderá ocorrer por iniciativa do (s) líder(es) ou por critérios definidos pelo CNPq, para grupos não atualizados há mais de 12 (doze) meses. IMPORTANTE: uma vez excluído o grupo no DGP, não é possível reativá-lo. É necessário iniciar novo processo de certificação.