Estágio Obrigatório e Não Obrigatório
O que é
“Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, [...].”. (Lei 11.788/2008, art. 1º).
O estágio pode ser obrigatório e não obrigatório e deve estar regulamentado no Projeto Pedagógico do Curso.
Aluno
Como
O estágio não obrigatório, geralmente é remunerado com uma bolsa.
Verifique, no Projeto Pedagógico do Curso (normalmente, no Regulamento de Estágio, que é um apêndice do PPC), a partir de qual semestre é possível a realização do estágio não obrigatório.
Se fizer a devida solicitação na coordenação do curso, verifique como solicitar que seja registrado no seu histórico escolar.
Em muitos casos pode ser um diferencial importante no seu currículo. O estágio obrigatório é um componente curricular e, no devido tempo, haverá a proposição para que você o faça, se for uma exigência do PPC.
Recomendações
Há estudantes que dão mais importância à remuneração e têm seus motivos.
Mas, o objetivo fundamental do estágio é constituir-se em “ato educativo” que possibilite a “aprendizagem na e com a prática”.
Se tiver oportunidade de fazer estágio, não a deixe passar. Se não tiver a oportunidade, busque-a.
Coordenação
Ações de coordenação Concessão de Bolsa para Estágio:
Estágio Obrigatório é facultada e Estágio não obrigatório é compulsória.
Ação 1
Estudar a Lei 11.788/2008 (Há cartilha, disponível em: (link);
Ação 2
Estudar as disposições do PPC e Regulamento de Estágio do Curso;
Ação 3
Estudar a Resolução CONSEPE nº 117/2009 e Orientação Normativa nº 4 de 04 de julho de 2014;
Ação 4
Solicitar ao Colegiado de Curso, nos termos da Resolução CONSEPE nº 117/2009, Anexo, art. 4º § único, indicação de docente para supervisionar o estágio obrigatório e não obrigatório;
Ação 5
Acessar o Termo de Compromisso de Estágio na página da Proeg –[www.ufmt.br/proeg] - providenciar o preenchimento e assinaturas em três vias (estudante, coordenação econcedente) e encaminhar às partes envolvidas para acompanhamento e arquivo.
Ação 6
Coordenar, de acordo com o PPC, a realização do estágio obrigatório e não obrigatório.
Ação 7
Encaminhar ao setor de registro acadêmico para lançamento no histórico escolar do estudante, comprovação de realização de estágio não obrigatório, quando for o caso, conforme o disposto no Art. 1º, § 2º da Lei 11.788/2008 e Art. 3º, § 2º da Resolução CONSEPEnº 117/2009.'