Transferência de instituição
Como consequência das “voltas que o mundo dá” pode acontecer que você necessite mudar de cidade, estado ou até mesmo de país. Nesse caso, a transferência de instituição é o caminho para você não parar seus estudos.
Como
Os passos principais são os seguintes:
- Verificar existência de vaga na instituição para a qual quer se transferir, com o coordenador de curso ou no setor de registro da vida acadêmica (Secretaria);
- Obter informações detalhadas sobre os procedimentos e período em que a instituição aceita transferências;
- Com essas informações, solicitar à coordenação de curso, na UFMT e mediante processo, os planos de ensino dos componentes curriculares concluídos com sucesso;
- Solicitar à CAE, mediante processo, a Guia de Transferência;
- Levar a documentação à instituição para a qual pretende transferir-se.
Quando
Nem sempre a agenda depende de você, mas o ideal é realizar a transferência após o término do período letivo que está cursando na UFMT e antes do início de novo período letivo na instituição para a qual pretende transferir-se.
Observação
A transferência, uma vez expedida, interrompe o seu vínculo com a UFMT à qual você só poderá voltar mediante processo seletivo (SISu) ou adesão ao processo de transferência facultativa. Se a transferência for para outro país, é necessário verificar as exigências locais.