Boas Práticas SEI
De wiki.ufmt
Revisão de 10h32min de 16 de novembro de 2021 por Cleiton Silva (discussão | contribs) (→Boas Práticas Utilizadas para Gerenciar Processos)
Bem-vindos e bem-vindas a Página de Boas Práticas no Sistema de Informações Eletrônicas - SEI!. As boas práticas elencadas nesta página foram indicadas pelos usuários do SEI no âmbito da Universidade Federal de Mato Grosso, bem como provenientes de instituição externas à Universidade.
Boas Práticas Utilizadas para Abertura de Processos
- Nunca iniciar um processo com despacho: O processo deve iniciar com um ofício ou formulário. Os despachos devem ser utilizados para dar continuidade ao processo e não para iniciá-lo.
- Escolha o tipo de processo que seja pertinente ao assunto tratado: Analise o rol de tipo de processo e escolha o que seja mais adequado ao assunto. Evite os tipos de processos genéricos.
- Evitar manter o processo aberto após enviá-lo: Esse recurso é utilizado para continuar instruindo o processo enquanto outra unidade atua nele.
- Todo documento nato digital ou formulário produzidos no SEI deve ser assinado eletronicamente: Caso isso não aconteça, o conteúdo do documento ou formulário não será visualizado por outras unidades quando o processo for tramitado.
- Utilize as teclas CTRL + SHIFT + V para colar informações em documento no SEI: Dessa forma a formatação será mantida, ou perderá o mínimo da formatação.
- Ao iniciar um processo no SEI, certifique-se de sempre preencher o campo “Interessados”: Essa informação permite a adequada identificação do interessado no processo e redução de retrabalhos para outras unidades organizacionais.
- Assinatura de documentos: a caneta amarela ao lado do documento indica que o documento não foi visualizado por outras unidades e que a assinatura pode ser cancelada para edição do documento. A caneta preta no documento indica que ele não pode mais ser editado. Para deixar um documento sem a possibilidade de edição, após a assinatura, basta concluir e, na sequência, reabrir o processo na unidade.
Boas Práticas Utilizadas para Gerenciar Processos
- Realizar o encerramento/fechamento de todos os blocos de assinatura que estejam abertos na unidade e não necessitem mais de uso: Deixar muitos blocos de assinatura abertos deixa o SEI lento para uso.
- Para gerenciar os processos que estão em andamento em sua unidade:
- Use marcadores no processo: Uma coordenação de curso, por exemplo, pode organizar seus processos de acordo com os assuntos mais frequentes em marcadores, tais como:
- Inscrições de alunos disciplinas;
- Recursos de alunos;
- Solicitação de auxílio ao estudante.
- Atribua os processos a seus responsáveis: Uma unidade administrativa, por exemplo, pode realizar atribuições como:
- Responsável pela emissão de certificados;
- Responsável pela solicitação de materiais de escritório;
- Responsável pelo arquivamento de documentos.
- Use marcadores no processo: Uma coordenação de curso, por exemplo, pode organizar seus processos de acordo com os assuntos mais frequentes em marcadores, tais como:
- Inclusão do processo em bloco interno: Os blocos internos funcionam como uma forma de arquivamento de processos por categoria, isto é, usa-se os blocos internos para armazenar os processos dentro de uma categoria e depois concluí-los, tornando mais fácil a recuperação destes posteriormente.
- Uso do acompanhamento especial: Esse recurso permite acompanhar o andamento do processo mesmo que ele esteja tramitando em outra unidade.
- Recurso "Anotações": Funcionalidade disponível para comunicação com a equipe interna da unidade. Servidores de outras unidades não tem acesso a essas informações.
Boas Práticas Utilizadas para Enviar Processos
- Uso do recurso "Retorno Programado": Só utilizar esse recurso se efetivamente há um prazo ou data limite para a devolução do processo pela unidade destinatária à unidade remetente.
Extensões para o SEI
Créditos: SEI-GDF; SEI-UFFS; SEI-ME; SEI-UFSCAR; UFTFPR.