Acolhida ao Estudante
Trata-se de dar boas-vindas à Universidade, com especial atenção aos novos estudantes e à integração destes com os veteranos. Geralmente, as ações são planejadas das coordenações de curso com os órgãos de representação estudantil - Centro Acadêmico/DCE.
Quem realiza?
Coordenação e Representantes Estudantis.
Como é feito?
- Ao término do período letivo precedente, a coordenação deve contatar representantes estudantis e colegiado de curso para formar comissão de planejamento da acolhida aos acadêmicos;
- A coordenação deve manter-se informada sobre todas as atividades planejadas e, no que couber, coordenar-lhes a execução;
- A coordenação deve informar aos estudantes que qualquer prática do trote é proibida na UFMT e que a sua aplicação poderá acarretar processo disciplinar. Se preciso, solicitar apoio da PRAE para orientações.
- Durante a acolhida ao estudante, deve-se informar aos calouros, com riquezas de detalhes, os caminhos da vida universitária.
Quando é realizado?
No início de cada período letivo.
Observação
Na UFMT, o trote é proibido, pois entende-se que esta é uma prática ultrapassada, violenta, humilhante e constrangedora. É dever de todos e, especialmente dos coordenadores de curso, estimular a mudança de atitudes e comportamentos que reproduzem modelos de opressão e dominação contra os estudantes ingressantes que, muitas vezes, são justificadas como brincadeiras ou rituais de passagem.
Diga não! Denuncie: A PRAE recebe denúncia de violências físicas ou simbólicas sofridas ou presenciadas pelo telefone (65) 3615-8175 ou pelo site.