Arquitetura e Urbanismo

De wiki.ufmt
Ir para: navegação, pesquisa


Fonte: Curso de Graduação de Arquitetura e Urbanismo / Cuiabá - PPC 2008 - link


Dados do curso

Campus Cuiabá

Denominação do Curso Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo
Carga Horária Total 4.170 horas
Turno Integral
Forma de Ingresso Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) ou outra forma de ingresso devidamente aprovada pela IES.
Regime Acadêmico Seriado Semestral


Área de Atuação profissional

Como descrito no PPC do curso, o Arquiteto e Urbanista formado pela Universidade Federal de Mato Grosso, demonstrará preparo e competência no exercício das funções profissionais que legalmente lhes são atribuídas, de acordo com a regulamentação oficial de sua profissão. Para tanto, o curso deverá tê-lo qualificado “na abrangência de suas competências legais, com o aprofundamento indispensável para que possa assumir as responsabilidades nelas contidas.” (CEEAU/SESu/ MEC. Perfis da Àrea e Padrões de Qualidade)

Seu perfil profissional será moldado em áreas de conhecimento que lhe darão as noções histórico-culturais necessárias à compreensão crítica das principais manifestaçôes da “arte arquitetura” através dos tempos, tanto no Brasil como no mundo. Dessa forma, profissional encontrará condições de situar sua própria produção frente à necessidades profissionais, sociais e culturais de sua época.

Na área do planejamento urbano o arquiteto urbanista diferenciar-se-á da maioria dos outros profissionais ao adquirir uma visão macro. Um tipo de visão que irá lhe permitir ir além do problema específico e técnico. A visão humanística do arquiteto, a atenção para os questionamentos sócio-tecnológicos, lhe despertarão um espírito crítico maior, assegurando-lhe bagagem intelectual para assumir posições e posturas seguras diante da sociedade.

O domínio dos recursos da tecnologia e de outros conhecimentos de ordem geral, enriquecerão sua formação, capacitando-o a empregar os métodos e os materiais construtivos mais adequados às condições locais e à melhoria da qualidade de vida do homem.

Técnicas de desenho e de outras representações da idéia, como perspectivas, maquetes, foto-montagens, etc, deverão ser repassadas como instrumentos de trabalho do profissional.Embora capacitado para intervir nas mais variadas paisagens e contextos culturais, o profissional pretendido será especialmente versado nas particularidades da região centro-oeste e mato-grossense para que sua futura produção arquitetônica e urbanística possa responder adequadamente às necessidades específicas da população local e de seu ambiente construído.

Pretende-se, portanto, que o profissional a ser formado tenha visão crítica e abrangente sobre todos os aspectos inerentes à sua profissão e às suas formas de atuação e interação com a sociedade, garantindo-lhe possibilidade de assumir atividades de comando tanto quanto de integrar-se em trabalhos coletivos e interdiciplinares.


Saiba mais

Mais informações, sobre os cursos da UFMT Cuiabá, busque o curso no link.

Ferramentas pessoais
Espaços nominais

Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas