Arquitetura e Urbanismo
Fonte: Curso de Graduação de Arquitetura e Urbanismo / Cuiabá - PPC 2008 - link
Dados do curso
Campus Cuiabá
Denominação do Curso | Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo |
Carga Horária Total | 4.170 horas |
Turno | Integral |
Forma de Ingresso | Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) ou outra forma de ingresso devidamente aprovada pela IES. |
Regime Acadêmico | Seriado Semestral |
Área de Atuação profissional
Como descrito no PPC do curso, o Arquiteto e Urbanista formado pela Universidade Federal de Mato Grosso, demonstrará preparo e competência no exercício das funções profissionais que legalmente lhes são atribuídas, de acordo com a regulamentação oficial de sua profissão. Para tanto, o curso deverá tê-lo qualificado “na abrangência de suas competências legais, com o aprofundamento indispensável para que possa assumir as responsabilidades nelas contidas.” (CEEAU/SESu/ MEC. Perfis da Àrea e Padrões de Qualidade)
Seu perfil profissional será moldado em áreas de conhecimento que lhe darão as noções histórico-culturais necessárias à compreensão crítica das principais manifestaçôes da “arte arquitetura” através dos tempos, tanto no Brasil como no mundo. Dessa forma, profissional encontrará condições de situar sua própria produção frente à necessidades profissionais, sociais e culturais de sua época.
Na área do planejamento urbano o arquiteto urbanista diferenciar-se-á da maioria dos outros profissionais ao adquirir uma visão macro. Um tipo de visão que irá lhe permitir ir além do problema específico e técnico. A visão humanística do arquiteto, a atenção para os questionamentos sócio-tecnológicos, lhe despertarão um espírito crítico maior, assegurando-lhe bagagem intelectual para assumir posições e posturas seguras diante da sociedade.
O domínio dos recursos da tecnologia e de outros conhecimentos de ordem geral, enriquecerão sua formação, capacitando-o a empregar os métodos e os materiais construtivos mais adequados às condições locais e à melhoria da qualidade de vida do homem.
Técnicas de desenho e de outras representações da idéia, como perspectivas, maquetes, foto-montagens, etc, deverão ser repassadas como instrumentos de trabalho do profissional.Embora capacitado para intervir nas mais variadas paisagens e contextos culturais, o profissional pretendido será especialmente versado nas particularidades da região centro-oeste e mato-grossense para que sua futura produção arquitetônica e urbanística possa responder adequadamente às necessidades específicas da população local e de seu ambiente construído.
Pretende-se, portanto, que o profissional a ser formado tenha visão crítica e abrangente sobre todos os aspectos inerentes à sua profissão e às suas formas de atuação e interação com a sociedade, garantindo-lhe possibilidade de assumir atividades de comando tanto quanto de integrar-se em trabalhos coletivos e interdiciplinares.
Saiba mais
Mais informações, sobre os cursos da UFMT Cuiabá, busque o curso no link.