Matrícula
O que é?
Vinculação acadêmica, realizada de acordo com as disposições normativas, de um estudante à UFMT.
Quem pode solicitar?
Estudantes da UFMT.
Matricula em período regular
Calouro
A matrícula para Calouro segue determinação do Edital ENEM/SiSU, onde a primeira fase terá sua matrícula efetivada na coordenação dos cursos de graduação e as demais fases na Gerência de Registro Escolar - GRE/CAE.
Vale destacar que a instituição possui dois períodos de ingresso, dessa forma, mesmo o aluno matriculado no início do ano, deve estar atento, pois dependendo de sua colocação, deverá ter o início das aulas determinado para o meio do ano, observando o Calendário Acadêmico.
Dessa forma, o aluno deve atentar para a publicação das chamadas vinculadas ao site da UFMT, observando que estas se baseiam na ordem de classificação e a disponibilidade das vagas fruto de desistências, ensejando a convocatória do classificado subsequente.
Veterano
Aquele aluno que concluiu o primeiro período de estudos, e que agora confirma através de rematrícula on-line, sua permanência na instituição para o próximo período.
Essa rematrícula tem período previsto no Calendário Acadêmico, sendo imprescindível sua observação para evitar jubilamento e demais consequências que recaem na inobservância deste item.
É realizada via SIGA.
Ajuste de matrícula pelo aluno veterano
Conjunto de procedimentos realizados pelo aluno, com o objetivo de adequar os procedimentos gerais de matrícula às suas necessidades específicas, com a finalidade de adaptar ou otimizar o fluxo do seu percurso acadêmico.
Deve ser feito no prazo estabelecido pelo calendário acadêmico vigente. Geralmente, inicia-se ao término da primeira semana de aulas. Usualmente, são dois ou três dias. É feito mediante link específico na página principal do portal da universidade.
Observação: Somente aluno matriculado em curso ofertado por regime de crédito (a maior parte dos cursos da UFMT) dispõe desta possibilidade. Aluno matriculado em curso ofertado em regime seriado apenas confirma a matrícula.
Ajuste de matrícula pelo coordenador
Conjunto de procedimentos realizados pelo coordenador, com o objetivo de adequar os procedimentos gerais de matrícula às necessidades do aluno, não solucionadas no ajuste de matrícula pelo aluno.
Deve ser feito no prazo estabelecido pelo Calendário Acadêmico. Geralmente, o período inicia-se imediatamente após o término do período de ajuste de matrícula pelo aluno. Usualmente, são dois ou três dias.
O pedido deve ser feito pelo aluno no Protocolo Virtual do Aluno. A análise da solicitação seguirá as normas estabelecidas pela coordenação de curso. Ao findar o período de ajuste de matrícula pelo coordenador, consulte sua planilha de horário para verificar a situação atual da matrícula.
Responsabilidades da Coordenação de Curso
- Se o curso for ofertado em regime de crédito, após a renovação das matrículas no período estabelecido pelo Calendário Acadêmico, há o período de ajuste do coordenador, no qual deve atender a solicitações de estudantes.
- Estudantes que, por qualquer motivo não estiveram matriculados no período imediatamente precedente, não conseguirão renovar a matrícula on-line, razão pela qual devem solicitá-la, ao colegiado de curso, mediante processo iniciado no protocolo geral da UFMT.
Ao colegiado cabe a análise do processo, mas o coordenador, de acordo com a cultura institucional do curso, pode deferir a solicitação ad referendum do colegiado de curso;
- No SIGA, com status de Coordenador, é possível verificar os estudantes que não fizeram o requerimento de matrícula.
- Na área do coordenador, clicar em "Relatórios";
- "Estudantes sem requerimento de matrícula";
- A lista fornece e-mail e telefone que o estudante cadastrou;
- O coordenador pode entrar em contato para lembrar/incentivar, conforme o caso, à realização da matrícula ou a seu trancamento.
- Se o curso for seriado, consultar a Resolução CONSEPE nº 14/99, art. 35. Se o curso for ofertado em regime de créditos, consultar a Resolução CONSEPE nº 32/99, art. 1º que modifica o art. 45 da Resolução CONSEPE nº 52/94.
Matrícula em Disciplina Isolada, como aluno especial
Entende-se por aluno especial o aluno exclusivamente vinculado a um ou mais componentes curriculares e não a um determinado curso de graduação da UFMT. A Resolução CONSEPE Nº 67/2017 dispõe sobre as normas para a matrícula de alunos especiais que almejam cursar componentes curriculares isolados da graduação na Universidade Federal de Mato Grosso.
A solicitação deve ser realizada no prazo estabelecido pelo Calendário Acadêmico, mediante processo via SEI, que deve conter os documentos especificados na Resolução CONSEPE Nº 67/2017.
Unidades responsáveis
Contato para dúvidas sobre a matrícula
Whatsapp Institucional: (65) 3615 6215 e (65) 3615 6212