Mudanças entre as edições de "Matrícula"

De wiki.ufmt
Ir para: navegação, pesquisa
inter>Leandro
 
m (uma edição)
(Sem diferença)

Edição das 14h19min de 9 de setembro de 2019

O que é

Vinculação acadêmica, realizada de acordo com as disposições normativas, de um estudante à UFMT.


Quando

A matrícula deve ser feita nos prazos estabelecidos pelo calendário acadêmico.

Você pode acessar o calendário diretamente pela página inicial do portal UFMT, ou pelo link.


Como

Calouro

A matrícula para Calouro segue determinação do Edital ENEM/SiSU, onde a primeira fase terá sua matrícula efetivada na coordenação dos cursos de graduação e as demais fases na Gerência de Registro Escolar - GRE/CAE.

Vale destacar que a instituição possui dois períodos de ingresso, dessa forma, mesmo o aluno matriculado no início do ano, deve estar atento, pois dependendo de sua colocação, deverá ter o início das aulas determinado para o meio do ano, observando o calendário acadêmico.

Dessa forma, o aluno deve atentar para a publicação das chamadas vinculadas ao site da UFMT, observando que estas se baseiam na ordem de classificação e a disponibilidade das vagas fruto de desistências, ensejando a convocatória do classificado subsequente.

Ao início do período de aulas o aluno deve dirigir-se à coordenação do seu curso para obter informações de seu número de matrícula, que será seu nome de usuário. E uma senha para acesso ao sistema do aluno, qualquer dúvida quanto a operacionalização do referido sistema poderá ser sanada pelos técnicos capacitados da GRE.

Veterano

O veterano é considerado aquele aluno que concluiu o primeiro período de estudos, e que agora confirma através de rematrícula on-line, sua permanência na instituição para o próximo período.

Essa rematrícula tem período previsto no calendário acadêmico, sendo imprescindível sua observação para evitar jubilamento e demais consequências que recaem na inobservância deste item.

Ajuda

Dúvidas, dirija-se a: Coordenação de Administração Escolar/Gerência de Registro Escolar.


Aluno

Ajuste de Matrícula pelo Aluno

O que é

Conjunto de procedimentos realizados pelo aluno, com o objetivo de adequar os procedimentos gerais de matrícula às suas necessidades específicas, com a finalidade de adaptar ou otimizar o fluxo do seu percurso acadêmico.

Quando

Deve ser feito no prazo estabelecido pelo calendário acadêmico. Geralmente, inicia-se ao término da primeira semana de aulas. Usualmente, são dois ou três dias.

Onde

É feito mediante link específico na página principal do portal da universidade.

Observação

Somente aluno matriculado em curso ofertado por regime de crédito (a maior parte dos cursos da UFMT) dispõe desta possibilidade. Aluno matriculado em curso ofertado em regime seriado apenas confirma a matrícula.


Matrícula em Disciplina Isolada, como aluno especial

O que é

Possibilidade do aluno da UFMT, cursando o último ano de curso ofertado em regime seriado, de requer matrícula em até duas disciplinas por série letiva de outro curso de graduação, desde que exista vaga (Resolução CONSEPE nº 14/1999, art. 95).

Quando

Deve ser feita no prazo estabelecido pelo calendário acadêmico e tem validade apenas para o período letivo seguinte ao da conclusão do curso em que está matriculado.

Como

Mediante requerimento à STI-CAE, em processo iniciado no Protocolo Central do campus. Anexar ao requerimento o Certificado de Conclusão do Curso.

Observação:


Todo aluno que tenha diploma de graduação também tem esse direito. Portanto, após a conclusão das disciplinas em que se matriculou, o aluno, se já tiver o diploma, poderá continuar usufruindo o direito de matrícula em até duas disciplinas por série letiva. Além de qualificação da própria formação intelectual, na eventualidade de aprovação em novo processo seletivo (ou matrícula de portador de diploma de ensino superior), as disciplinas cursadas em regime especial podem ser aproveitadas no novo curso.


Ajuste de matrícula pelo coordenador

O que é:

Conjunto de procedimentos realizados pelo coordenador, com o objetivo de adequar os procedimentos gerais de matrícula às necessidades do aluno, não solucionadas no ajuste de matrícula pelo aluno.

Quando:

Deve ser feito no prazo estabelecido pelo calendário acadêmico. Geralmente, o período inicia-se imediatamente após o término do período de ajuste de matrícula pelo aluno. Usualmente, são dois ou três dias.

Onde:

O pedido deve ser feito pelo aluno no Protocolo Virtual da UFMT, acessando o sistema SIGA-Sistema de Informações de Gestão Acadêmica da UFMT. A análise da solicitação seguirá as normas estabelecidas pela coordenação de curso. Ao findar o período de ajuste de matrícula pelo coordenador, consulte sua planilha de horário para verificar a situação atual da matrícula.

O que fazer:

Se precisar do ajuste de matrícula, informe-se com o seu coordenador, preferivelmente antes do início do prazo de ajuste.


Coordenação

Matrícula do Estudante

O que é

É a vinculação do estudante à Universidade e a um determinado curso. É realizada pelo estudante ante a CAE. Em geral, admite-se que há uma matrícula inicial, que deve ser renovada periodicamente, de acordo com o regime de oferta do curso. O calendário acadêmico da universidade estabelece o período de matrícula e renovação de matrícula. Esta é feita pelo estudante, mediante acesso ao portal da universidade.

Quem toma a iniciativa

O Estudante

Ações da coordenação

  • Ação 1
Se o curso for ofertado em regime de crédito, após a renovação das matrículas no período estabelecido pelo calendário acadêmico, há o período de ajuste do coordenador, no qual deve atender a solicitações de estudantes.
Se tiver dúvidas, recorrer à CAE/GRE (65) 3615-8215;
  • Ação 2
Estudantes que, por qualquer motivo não estiveram matriculados no período imediatamente precedente, não conseguirão renovar a matrícula on-line, razão pela qual devem solicitá-la, ao colegiado de curso, mediante processo iniciado no protocolo geral da UFMT.
Ao colegiado cabe a análise do processo, mas o coordenador, de acordo com a cultura institucional do curso, pode deferir a solicitação ad referendum do colegiado de curso;
  • Ação 3
No SIGA, com status de Coordenador, é possível verificar os estudantes que não fizeram o requerimento de matrícula.
  • Na área do coordenador, clicar em “Relatórios”;
  • “Estudantes sem requerimento de matrícula”;
  • A lista fornece e-mail e telefone que o estudante cadastrou;
  • O coordenador pode entrar em contato para lembrar/incentivar, conforme o caso, à realização da matrícula ou a seu trancamento.
  • Ação 4
Se o curso for seriado, consultar a Resolução CONSEPE nº 14/99 (link), art. 35. Se o curso for ofertado em regime de créditos, consultar a Resolução CONSEPE nº 32/99 (link), art. 1º que modifica o art. 45 da ResoluçãoCONSEPE nº 52/94 (link).
  • Ação 5
Na hipótese da Ação 3, se o prazo já houver expirado, o coordenador instruirá o estudante abrir processo de solicitação da matrícula para apresentá-lo à deliberação e decisão do colegiado de curso e enviar o processo à CAE/GRE.
  • Ação 6
Convém consultar o item “Regularidade de Vínculo Acadêmico”, no Manual do Coordenador.
Ferramentas pessoais
Espaços nominais

Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas